Governo Provincial do Huambo
Governo

Lançado projecto da implementação de pequenas empresas no Ucuma

Um Projecto de Fomento de Pequenas Indústrias Rurais foi lançado nesta quarta-feira, 3, no município do Ucuma, província do Huambo, pela ministra da Indústria, Bernarda Martins, com objectivo de apoiar os camponeses na transformação dos seus produtos.

Na ocasião, a ministra disse que o projecto visa a instalação de um parque de pequeno porte, onde se pretende canalizar os recursos para construção de infra-estruturas ligadas a energia e água e outras que facilitem a instalação de pequenos industriais.

Bernarda Martins explicou que este processo constituí o início do fomento de pequenas indústrias rurais, que será acompanhada por uma equipa técnica da instituição que dirige, estando já preparados, para o efeito, cinco hectares de terra.

“Queremos implementar esta iniciativa dentro de poucos meses com o apoio do governo provincial. Temos certeza que será realizado um bom trabalho e trazer resultados a curto prazo a para o bem-estar da população”, afirmou.

Já o administrador do município do Ucuma, Lucas de Carvalho, enalteceu a iniciativa do Ministério da Indústria, tendo em conta o impacto que poderá ter na vida dos munícipes.

Disse que o município tem potencial agrícola, pecuário, bem como a nível da silvicultura e turismo, para a instalação de pequenas e médias indústrias.

No sector da indústria, o município do Ucuma controla uma fábrica de transformação de madeira e igual número de panificadora, oito serralharias, 19 mogareiras transformadoras de cereais , sete moinhos e uma fábrica de bloco.

Angop

Galeria de Imagens